Descritivo


A Escola Municipal Ana Maria de Moura localiza-se na zona rural atendendo alunos do próprio povoado e comunidades próximas: Fazenda Engenho e assentamento Mingau e Projeto Águas Claras. Os alunos moram na zona rural, trabalham com a terra ajudando os pais. Alguns pais possuem sítios, chácaras e outros trabalham em fazendas que plantam ou criam gado, a maioria dos pais não possuem o ensino fundamental completo, encontrando dificuldades em auxiliar os filhos na aprendizagem e até mesmo na busca da aprendizagem para a construção do conhecimento ficando maior parte da responsabilidade com a escola.


De acordo com dados coletados com moradores antigos da região em 1971 iniciou-se a idéia de escola em que o Sr. José Augusto da Rosa começou a reunir  pessoas para ensinar a ler, em média 15 pessoas. Em seguida a professora, hoje aposentada Maria Fernanda Fernandes Henriques, assumiu o compromisso de ensiná-los. Isso era em um rancho de palha, ligado ao município como Escola Municipal São Tiago.

Em 1973 ocorreu o inicio da construção da atual escola, era uma sala de aula e a cozinha com ajuda do governo estadual, passando a se chamar Escola Municipal Ana Maria de Moura. Em 1976 a escola se tornou estadual. A escola passou por ampliações e reformas no decorrer dos anos. Em 1998 a escola voltou a ser municipal. Hoje ela conta com mais duas salas de aulas construidas pelos pais de alunos e comtribuintes que abriga a extensão do Ensino Médio do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo. 

PPP - Proposta Político Pedagógica