Com a palavra a Coordenadora:
Procuro trabalhar de acordo com o que diz Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia: “... O professor precisa assumir convicções, disponível ao saber sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se”.
Respeitar a autonomia, a dignidade e a identidade do educando e, na prática procurar a coerência com este saber.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para a sua produção ou a sua construção.”
Segundo FREIRE, “a educação individual é dada através da interação e correlação com outros indivíduos pensantes. Isso concorre para que haja um intercâmbio ente escola e comunidade, tendo como prioridade o desenvolvimento sócio-cultural e econômico, respeitando os valores históricos, culturais e éticos.
Com vistas a uma melhor qualidade de ensino, essa unidade escolar, visa uma educação voltada para o diálogo, a criatividade, compromisso e raciocínio critico reflexivo.
A escola respeita a individualidade do aluno na diversidade para que o aluno possa ser um cidadão crítico que lutará por seus direitos e deveres. Além de transmitir os conteúdos básicos da matriz curricular. Ela incentiva a formar um cidadão participativo em sua comunidade, mostrando a importância do homem e da mulher do campo para a sociedade.
Valorizando a terra, consciente de promover o desenvolvimento sustentável de forma a preservar a vida no Planeta para as gerações futuras.
Angêla Cristina Leuze
Coord. Pedagógica formada em pedagogia pela UEG - Universidade Estadual de Goiás.